Formação Continuada do Programa Rede em Rede - por uma educação emocional assertiva


Foi com prazer que mais uma vez a Prof. MSc. Marilene Lima, Mestre em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP) e Psicóloga (CRP 68558, pela UMESP) ministrou a Formação Continuada do Programa Rede em Rede, promovido pela Diretoria Regional de Ensino de Santo Amaro, da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de São Paulo. Foram seis encontros de 3 horas cada nos quais se discutiu a temática: As diferentes Linguagens da Criança, indagando professores e equipe escolar rumo às diferentes possibilidades de expressão e apreensão da expressão alheia, por parte da criança, a fim de que ela possa experimentar e transmitir a forma como consegue expressar ensinamentos aprendidos ao longo de sua trajetória como Ser. Tais ensinamentos são a base do que a Mestre em Educação e Psicóloga Marilene Lima intitula de "Educação Emocional Assertiva": um conjunto de técnicas e ferramentas que podem e devem ser praticadas em sala de aula, advindas da Teoria das Inteligências Múltiplas (estudada pelo psicólogo Howard Gardner desde 1985 como um contrapeso para o paradigma da inteligência única) e Inteligência Emocional (Daniel Goleman, 1995), bem como da Psicologia Positiva (em março de 1990, o autor Mihaly Csikszentmihalyi teve a versão espanhola [Fluir: Una Psicología de La Felicidad] para seu livro "Flow. The Psychology of Optimal Experience" e muito vem inspirando a Prof.ª em suas formações e palestras. 

Dentre essas ferramentas e técnicas a Profª destaca as de:

  • Organização do Tempo
  • Observação do entorno, dos outros e de Si: das práticas de cuidado que educam e das práticas de ensino que cuidam.
  • Administração de Conflitos
  • Desenvolvimento de Habilidades Dirigidas ao engajamento e autorresponsabilidade 
  • Hábitos de Estudos Saudáveis em ambiente doméstico e escolar (pessoais, materiais e ambientais)
  • Incitação ao protagonismo
  • Volição e determinação rumo ao resultado (organização de tempo e clareza de metas)
  • Comunicação assertiva
  • Grganização dos Livros e dos Objetos de Aprendizagem
  • Olhar diferenciado às práticas sociais dos diálogos e conversas em grupo ou família: os bate-papos de cada dia levando à empatia de todos os dias.
  • O valor da imitação de práticas culturais que ensinam
  • Problematização e clarificação de valores em momentos de crise para a devida ajuda ajustada
  • Confecção de um diário de crises e estratégias que te fizeram vencer as batalhas

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