Curso livre de Extensão Cultural:Atuação Psicopedagógica na escola e na clínica



 


 

O Curso livre de Extensão Cultural: Atuação Psicopedagógica na escola e na clínica apresenta:


 

  • Histórico e Fundamentos da Psicopedagogia;
  • Desenvolvimento, Cognição, Psicomotricidade e Afetividade do ser humano;
  • Introdução à Psicanálise, Psicanálise de Crianças e Psicanálise de Adultos;
  • Contribuições da Neuropsicologia à Docência e ao entendimento e manejo de casos com Distúrbios e Quadros Atípicos;
  • Atuação do Profissional, diagnóstico, intervenção e muito mais.

 

Carga horária: 350 horas/aula, sendo:
a) 30% das horas presenciais (aos sábados ou terças-feiras das 20 às 22h) e
b) 70% das horas online (sugere-se que aqui uma organização de estudos, porém a oferta de conteúdo online é assíncrona, ou seja, a qualquer momento pode ser acessado, sendo esta somente uma sugestão).

 

Duração: 15 meses

 

Período: 21/10/2014 a 13/02/2016. 
Modalidade: Semipresencial – Os cursos
semipresenciais são compostos por dez módulos e elaboração de monografia ou artigo científico (a critério), totalizando 350 horas/aula. Assim: o aluno estuda o conteúdo online por mês, realizando uma avaliação presencial no sábado subsequente ao término da disciplina (ou num dia da semana a ser definido na ocasião). Ao mesmo tempo, o estudante cursa as aulas presenciais das disciplinas, ou seja, o discente deve comparecer uma a duas vezes por mês na Policlínica a depender do calendário de sua turma. Para as turmas que optam por disciplinas ministradas durante a semana, duas noites das 20 às 22h e para os optantes aos sábados, o período de 4 horas será definido a posteriori (manhã ou tarde). A orientação de monografia poderá ser efetuada nos últimos três meses de curso de cada turma, sendo que, ocorrerá concomitantemente aos módulos finais.
Distribuição de horas semipresenciais:

 

  • 30% de horas (P) Presenciais = 105 horas/aula
  • 70% de horas (O) Online = 245 horas/aula
    • TOTAL = 350 horas/aula

       
Outubro/14
Novembro/14
Dezembro/14
Janeiro/15
Fevereiro/15
21/10 - P
25/10 - O
08/11 – P
15/11 - O
22/11 - P
29/11 - O
06/12 – P
13/12 – O
17/01 - O
24/01 - P
31/01 – O
07/02 - P
14/02 – O
21/02 - P
28/02 - O
Março/15
Abril/15
Maio/15
Junho/15
07/03 – P
14/03 - O
21/03 - P
28/03 – O
04/04 - P
11/04 – O
18/04 - P
25/04 - O
09/05 - P
16/05 – O
23/05 - P
30/05 – O
06/06 – P
13/06 – O
20/06 - P
27/06 – O
Julho/15
Agosto/15
Setembro/15
Outubro/15
Novembro/15
04/07 – P
11/07 - O
18/07 - P
25/07 – O
08/08 – P
15/08 – O
22/08 - P
29/08 - O
05 - P
12 – O
19 - P
26 – O
10/10 - P
17/10 – O
24/10 - P
31/10 – O
07/11 – P
14/11 – O
21/11 - P
28/11 – O
Dezembro/15
Janeiro/16
Fevereiro/16
05/12 – P
12/12 – O
19/12– O
16/01 – P
30/01 – O
13/02 – P
Obs.: Presenciais considerando os sábados, contudo, a depender da agenda coletiva criada com cada turma será eleito outro dia da semana a critério.

 

Público-alvo: Curso INDICADO a graduados com formação em pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física, terapia ocupacional, licenciados e outros profissionais de áreas afins que tenham formação superior e interesse em identificar os vários fatores que interferem no processo de ensino e de aprendizagem, em diferentes fases do desenvolvimento humano, com vistas para o trabalho psicopedagógico no ambiente escolar, clínico ou institucional.

 

Inscrição: até dia 20/10/2014

 

Valor das mensalidades:
  1. 15 x R$250,00 em cheques pré-datados.
  2. 15 x R$ 300,00 em cartão de crédito/débito ou boleto
    bancário.

     
PARA INSCRIÇÃO DE GRUPOS DE 3 OU MAIS PESSOAS HAVERÁ DESCONTO NO VALOR DAS MENSALIDADES.

 

Matrículas:
2. Efetive o pagamento da taxa de inscrição;
3. Envie os seguintes documentos:
  1. 2 fotos 3x4;
  2. Cópia de RG e CPF (ou cópia autenticada do passaporte, quando estrangeiro);
  3. Cópia do comprovante de residência recente em nome do participante ou pais/cônjuge;
  4. Cópia frente e verso do diploma de graduação;
  5. Requerimento de matrícula/contrato de adesão assinados (solicitar à Brenda na Policlínica Edukaleidos através do email edukaleidos@gmail.com.br ou pessoalmente).

 

Observações: Para efetivar a matrícula, os documentos citados devem ser enviados via correio ou entregues diretamente na sede da Policlínica Edukaleidos no primeiro dia do curso ou em, no máximo, sete dias a contar da data de início do curso. O não recebimento no prazo implica em cancelamento da inscrição

 
"A certificação é dada a quem estiver presente em 75% das aulas presenciais, bem como entregar 75% das tarefas requeridas no curso.
É específica para atendimento do professor ao seu grupo escolar, trata-se de um aprimoramento docente frente às demandas da escola e, sobretudo, da sala de aula. O aluno será certificado em Psicopedagogia em Foco Escolar.
Para a certificação referente à clínica ou institucional haverá necessidade de estágio presencial de 80 horas que poderá ser feita sob supervisão na própria Policlínica Edukaleidos, também aos sábados. Assim, o aluno será certificado em Psicopedagogia Clínica ou Institucional, tendo 80 horas a mais de certificado." Não haverá despesas extras para o estágio.
Disciplinas
C/H
Conteúdo programático
Aprendizagem e Autoria


Psicopedagoga e Orientadora Vocacional Martha Alves
30
1 Teorias da aprendizagem: concepções e representantes
1.1 Paradigma Comportamental
1.2 Paradigma Cognitivista
1.3 Paradigma Humanista

2 O que e como se aprende?
2.1 A relação entre informação, conhecimento e saber
2.2 Aprendizagem e gestão do conhecimento
2.3 Capacidades, habilidades e estilos de aprendizagem

3 O que é aprender e sujeito autor?
3.1 Aprendentes são muitos, autores nem sempre
3.2 Modalidade de Aprendizagem e Ensinagem
3.3 Sujeito ensinante e aprendente
3.4 Fazer-se aprendente
3.5 Função ensinante
3.6 A autoria de pensamento e a autonomia da aprendizagem
3.7 Aprendizagem Significativa: do conceito a prática
3.8 Mapas Conceituais: uma ferramenta de aprendizagem

4 Metacognição: Aprender e Ensinar
4.1 Significado e estratégias metacognitivas
4.2 Aprender a ensinar em uma perspectiva metacognitiva

5 Dificuldades e/ou Problemas de Aprendizagem
5.1 Histórico, Conceito e Classificação
5.2 Dificuldade de Aprendizagem ou de Ensinagem? 
DisciplinasC/HConteúdo programático








Contribuições da Neuropsicologia


Profa. Ms. Marilene Lima
30
1 - Bases neurológicas: como é nosso cérebro
1.1 Célula nervosa e seu funcionamento
1.2 As funções e vias de associação do córtex cerebral
1.3 A química do comportamento

2 - Transtornos Específicos:
2.1 Dislexia
2.2 Disgrafia
2.3 Disortografia
2.4 Discalculia
2.5 TDA/H

3 - Síndromes neurológicas
3.1 Síndrome de Gilles de la Tourette
3.2 Autismo e Síndrome de Asperger
3.3 Síndrome do X-frágil
3.4 Síndromes Genéticas

4 - Esclarecendo algumas patologias:
4.1 Gagueira
4.2 Epilepsia
4.3 Depressão
4.4 Esquizofrenia
4.5 Psicose Infantil

5 Tratamentos e encaminhamentos
5.1 Quando encaminhar a um neurologista
5.2 Que exames colaboram em um diagnóstico
5.3 Intervenções possíveis, condições necessárias
DisciplinasC/HConteúdo programático
Da Oralidade à Leitura, a Escrita e suas Dificuldades no Processo de Letramento


Pedagoga e Psicopedagoga Ana Paula Carvalho
30
1 A Linguagem Oral e seu Desenvolvimento
1.1 Fatores que influenciam : ambientais e biológicos
1.2 A linguagem infantil – fases do desenvolvimento

2 Alfabetização e Letramento
2.1 Histórico, conceitos e fundamentos da alfabetização
2.2 Alfabetizar letrando: os métodos de ensino

3 Desenvolvimento da Consciência Fonológica à Escrita
3.1 A inteligência e a consciência lingüística
3.2 Níveis do desenvolvimento da escrita contribuições de Emília Ferreiro

4 Contribuições da Psicopedagogia nas Dificuldades de Leitura e Escrita

4.1 Diagnostico Psicopedagógico
4.2 Intervenções psicopedagógicas
DisciplinasC/HConteúdo programático
Desenvolvimento, Cognição e Afetividade


Psicóloga e Psicopedagoga Cláudia Balzano
30
1 Desenvolvimento humano, cognição e a afetividade
1.1 Teorias do Desenvolvimento: ambientalista, inatista e interacionista
1.2 A interdependência entre: afetividade e cognição para a aprendizagem
1.3 O valor das ligações afetivas
1.4 Redes da aprendizagem: Prazer e Motivação – Desejo e Inteligência

2 O afeto e sua relação com a aprendizagem
2.1 A importância do afeto para o saber pedagógico e o aprender escolar
2.2 Psicanálise na Educação

3 Desenvolvimento Cognitivo
3.1 Estruturas da cognição no processo de aprendizagem
3.2 Teoria de Piaget
3.3 Teoria de Vygotsky

4 Inquietações afetivas, implicações cognitivas e obstáculos do aprender
4.1 Adaptação
4.2 Sintomas Psicossomáticos
4.3 Fobias diversas e Fobia Escolar
4.4 Agressividade
4.5 Transtorno Opositivo Desafiador – TOD
4.6 Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC
DisciplinasC/HConteúdo programático
Família: Relações, Vínculos e Aprendizagens


Profa. Ms. Marilene Lima
Psicóloga e Psicodramatista Simone Xavier
30
1 Família: suas configurações e funções
1.1 Berço da afetividade e do equilíbrio emocional
1.2 As identidades e as relações familiares
1.3 Os diferentes personagens da família

2 "Toda família é igual": há controvérsias
2.1 Autoridade: falar a mesma língua é bom
2.2 Rituais familiares
2.3 Respeito: não é unilateral
2.4 Capacidade de amar e cuidar

3 Relações vinculares
3.1 O Valor dos Vínculos: princípio das relações sociais
3.2 Vínculo materno e vínculo paterno
3.3 Outros vínculos parentais
3.4 Teoria do Vínculo:

4 Aspectos Familiares que favorecem o desempenho escolar
4.1 Os hábitos familiares
4.2 A interação entre pais e filhos
4.3 Práticas educativas: ensinar brincando
4.5 Ambiente cultural
4.6 Expectativas sobre os filhos

5 Família como ponto de partida para a aprendizagem
5.1 Primeira ensinante
5.2 As aprendizagens em família são suportes às outras aprendizagens

6 Repensando a Família frente às novas configurações: reflexões necessárias
6.1 Contexto familiar influencia o contexto escolar? Diálogos possíveis
6.2 A autoestima do aluno vem de casa, mas a escola a desenvolve?
6.3 A disciplina e a indisciplina: enfrentamentos da família e da escola
6.4 Famílias monoparentais, uma tendência secular
DisciplinasC/HConteúdo programático
Psicanálise


Profa. Ms. Marilene Lima (Psicoterapeuta e Ludoterapeuta)
Profa. Ms. Sandra Branco (Psicanalista)
70
  1. Introdução à Psicanálise
    1.1 Psicanálise, Educação e Cultura.
    1. Diferenças entre trabalho escolar e clínico  
    2. O método e seus símbolos

       
2. Psicanálise da Criança
2.1 O brincar e a psicanálise
2.2 As diversas correntes em ludoterapia
psicanálise da crianças

2.3 Ludodiagnóstico e Intervenção ludoterápica

3. Psicanálise do Adulto
3.1 A fala como elemento de cura
3.2 As diversas correntes psicanalíticas

3.3 Psicanálise e a educação do educador
DisciplinasC/HConteúdo programático
Pensamento Lógico Matemático – Recuperando o Pensar


Profa. Ms. Marilene Lima
30
1 Desmitificando o Pensamento Lógico Matemático
1.1 Pensamento e raciocínio lógico matemático
1.2 Aplicações cotidianas do raciocínio
1.3 Habilidades operatórias e matemáticas
1.4 Aprendizagem de matemática
1.4.1 A questão da memória e as outras competências

2 Da Aquisição da Linguagem Matemática à Construção dos Conceitos
2.1 Comunicar e compreender
2.2 Resolver problemas
2.3 Geometria na vida
2.4 Cálculo mental

3. Contribuições de Constance Kamii
3.1 De quem estamos falando
3.2 Da anomia a autonomia do pensar e agir
3.3 Os tipos de conhecimentos
3.4 A importância do erro
3.5 As construções necessárias

4 Do Medo ao Prazer
4.1 Dificuldades em matemáticas
4.2 Em que residem as dificuldades
4.3 Postura psicopedagógica e didática frente ao aprendente
4.3.1 Matemática e as inteligências múltiplas
4.3.2 A importância do jogo para as aprendizagens matemáticas
4.3.3 Atividades que desafiam o pensar ou que treinam a memória
DisciplinasC/HConteúdo programático
Psicopedagogia: Histórico, Fundamentos e Atuação


Pedagoga e Psicopedagoga Ana Paula Carvalho
30
1 - Trajetória Histórica da Psicopedagogia:
1.1 Na Europa
1.2 Nas Américas: EUA e Argentina
1.3 No Brasil
1.4 ABPp

2 - Conceituação, objeto de estudo e bases epistemológicas da Psicopedagogia
2.1 Conceito e Caracterização
2.2 Objeto de Estudo
2.3 Campos de Atuação: Clínica e Institucional
2.3.1 Finalidades da Atuação
2.4 Teóricos

3 - Identidade do Profissional Psicopedagogo:
3.1 A formação: como ponto de partida
3.1.1 Construção Interdisciplinar
3.2 O olhar e a escuta psicopedagógica
3.3 Perfil, Competências e Habilidades

4 - Ética Profissional
4.1 Bases Legais: Regulamentação e o Código de Ética

5 - O psicopedagogo e os novos desafios educativos
5.1 O contexto educacional: a escola, que espaço é este?
5.2 A sala de aula: Processos e Práticas
5.3 Quando a aprendizagem não vai bem: dificuldades, problemas, distúrbios, disfunções, síndromes
5.4 A Psicopedagogia como instrumento da prática docente
DisciplinasC/HConteúdo programático
Psicomotricidade no Desenvolvimento de Competências Acadêmicas


Prof. Ahamed Mohamed
Psicopedagogo e Psicomotricista
30
1 Porque a psicomotricidade é importante?
1.1 Histórico, conceito e fundamentos
1.2 Elementos básicos da psicomotricidade

2 O corpo: a educação pelo movimento
2.1 Movimentos, agilidade e habilidades: atributos da competência motora
2.2 Competências motoras que implicam na linguagem, na escrita e na leitura
2.3 Como se aprende e se ensina através de atividades lúdicas
2.4 O desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem

3 Dialogando psicomotricidade e psicopedagogia
3.1 A Importância da Psicomotricidade no processo de Aprendizagem
3.2 Algumas atividades práticas: para auxiliar na sala de aula
DisciplinasC/HConteúdo programático
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Profa. Ms. Marilene Lima e Psicopedagoga e Orientadora Vocacional Martha Alves
40
Elaboração do trabalho de conclusão de curso TCC ou artigo científico
TOTAL DE HORAS
350
CURSO COMPLETO

 

* O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.
* Disciplinas por ordem alfabética e não representam a sequência em que serão ofertadas no curso.

 

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