O QUE É SER UM(A) EDUCADOR PROTAGONISTA?


Uma boa forma de entendermos o conceito de protagonismo docente é pensarmos no sentido que a palavra tem no teatro: protagonista é o ator ou a atriz principal. Outros participantes são os coadjuvantes, ficam com papéis secundários na trama. À frente da ação que se desenvolve na peça estão os(as) protagonistas.

A palavra protagonista nasce da fusão de duas palavras gregas: proto, que significa o(a) primeiro(a), o(a) principal; e agoniste, que significa lutador(a).

O(A) protagonista, portanto, é aquele(a) que está à frente, que “assume as rédeas” de determinada ação. Uma vez entendido o sentido, vamos tentar responder à pergunta: Por que essa escola quer formar um(a) educador protagonista?

Nas ações regulares da escola, assumir-se como um(a) educador protagonista significa:

1.   participar ativamente das aulas;

2.   envolver-se com a programação de atividades;

3.   querer aprender e ir além;

4.   procurar seus pares quando tem dúvida;

5.   aprender a fazer boas pesquisas nos livros e na Internet;

6.   desenvolver liderança, superar a timidez ou outros entraves que atrapalham o processo de ensino-aprendizagem;

7.   colaborar com os(as) colegas e ajudá-los(las); enfim,

8.   afastar-se de atitudes passivas e desenvolver competências para aprender mais e melhor, contando com o apoio da equipe de gestão da escola.

Para terminar este texto, há ainda um ponto muito importante que não pode ficar de fora: não basta a escola querer formar educadores protagonistas, cada educador deve se esforçar para ser um(a) educador protagonista, e a escola, por sua vez, deve ser parceira do(a) educador nessa busca. Ela precisa abrir espaço a práticas de ensino participativas, proporcionar oportunidades de aprendizagem colaborativa, incentivar a postura crítica e possibilitar que os(as) educandos(as) – bebês ou crianças – empreendam ações de pesquisa sempre!

 

 

Texto para reflexão. Do curso “Professores reflexivos têm práticas de registro reflexivas”, ministrado na EMEB Paulo Freire pela Prof.ª MSc. Marilene Lima. 2002.
Imagem retirada de slides da palestra "Valores na Educação". No lançamento do livro: Contação de História: contribuição à Neuroeducação. 20/03/2016. do qual a Prof.ª MSc. Marilene Lima é coautora. 

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