A palavra protagonista nasce da fusão de duas palavras
gregas: proto, que significa o(a) primeiro(a), o(a) principal; e agoniste,
que significa lutador(a).
O(A) protagonista, portanto, é aquele(a) que está à
frente, que “assume as rédeas” de determinada ação. Uma vez entendido o
sentido, vamos tentar responder à pergunta: Por que essa escola quer formar um(a)
educador protagonista?
Nas ações regulares da escola, assumir-se como um(a) educador
protagonista significa:
1. participar ativamente das aulas;
2. envolver-se com a programação de atividades;
3. querer aprender e ir além;
4. procurar seus pares quando tem dúvida;
5. aprender a fazer boas pesquisas nos livros e na
Internet;
6. desenvolver liderança, superar a timidez ou outros
entraves que atrapalham o processo de ensino-aprendizagem;
7. colaborar com os(as) colegas e ajudá-los(las); enfim,
8. afastar-se de atitudes passivas e desenvolver
competências para aprender mais e melhor, contando com o apoio da equipe de
gestão da escola.
Para terminar este texto, há ainda um ponto muito
importante que não pode ficar de fora: não basta a escola querer formar
educadores protagonistas, cada educador deve se esforçar para ser um(a) educador
protagonista, e a escola, por sua vez, deve ser parceira do(a) educador nessa
busca. Ela precisa abrir espaço a práticas de ensino participativas,
proporcionar oportunidades de aprendizagem colaborativa, incentivar a postura crítica
e possibilitar que os(as) educandos(as) – bebês ou crianças – empreendam ações
de pesquisa sempre!
Texto para reflexão. Do curso “Professores reflexivos têm práticas de registro reflexivas”, ministrado na EMEB Paulo Freire pela Prof.ª MSc. Marilene Lima. 2002.
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