Conscientização da Doença de Parkinson, dia 04 e dia 11 (nacional e mundial)


No mês de abril, duas datas ressaltam a Conscientização da Doença de Parkinson, dia 04 e dia 11 (nacional e mundial).

Ambos os dias são importantes e têm como objetivo divulgar a doença e as possibilidades de tratamento para que o paciente e sua família possam ter mais qualidade de vida.

No nosso país, estima-se que mais de 200 mil pessoas padeçam da Doença de Parkinson e, mundialmente, são mais de 70 milhões de pessoas.

Estes dados fazem parte de uma estimativa divulgada pela OMS, que aponta também que o envelhecimento da população é um agravante das perturbações neurológicas.

Normalmente, a doença não atinge um grupo específico de pessoas, mas os sintomas surgem a partir dos 50 anos.

A atuação da Terapia Neuropsicológica na doença de Parkinson

Embora ainda não exista cura, existem várias maneiras de controlar os sintomas.

A preservação de uma vida profissional e social ativas ajuda no sucesso do tratamento.

Considerando estes aspectos, a Terapia Neuropsicológica possui inúmeros recursos para melhorar a rotina e a capacidade funcional dos pacientes, seja nas AVD’s (atividades de vida diária) e práticas cotidianas, de trabalho e de lazer, promovendo independência, estimulando a cognição e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida da pessoa com Parkinson.

Os recursos vão desde trabalhos voltados às faculdades psicológicas superiores (atenção, concentração, memória, volição, planejamento e execução) a técnicas que envolvam e trabalhem a coordenação motora grossa e fina, especialmente dos membros superiores e mãos.

 

 

Terapia Assistida por Animais

A TAA – Terapia Assistida por Animais é um recurso importante no tratamento da Doença de Parkinson. Trata-se de uma abordagem utilizada há muitos anos como coadjuvante em tratamentos de saúde.

No Brasil, há registros desde 1950, quando a médica psiquiatra Nise da Silveira, passou a utilizar gatos como “co-terapeutas” em seus atendimentos a pessoas com transtornos mentais.

Atualmente, entidades e serviços de saúde aproveitam o recurso da TAA no tratamento de pacientes com diversas patologias, entre elas o Parkinson.

Esse recurso oferece estímulos ao paciente: táteis, visuais, olfativos, auditivos; com o objetivo de promover a autoestima e autoconfiança; trabalhar a motricidade fina e grossa; trabalhar questões relacionadas com motivação, concentração e atenção; estabelecer vínculo afetivo, promover a socialização e interação sensorial, entre outros.

Na ABARE, os atendimentos ocorrem há 12 anos, inicialmente com o cão terapeuta Floquinho (in memoriam / 05/07/2003-25/11/2019) e atualmente com os cães Pierrot (6 anos) e Colombina (1 anos e 9 meses) todas as sessões são coordenadas por uma terapeuta habilitada para trabalhar com esta técnica e com 15 anos de experiência com Parkinson, Prof.ª MSc. Marilene Lima.

Ela conta que os atendimentos acontecem na associação uma vez por semana e têm duração de uma hora.

Dentre os maiores benefícios, está a diminuição de ansiedade, nervosismo e estresse, a socialização, maior estímulo da cognição e memória e melhora do padrão motor.

Durante o tratamento são realizados exercícios de memória, raciocínio lógico, socialização e, em conjunto com uma fisioterapeuta, neuropsicopedagoga e arteterapeuta, realizam treino de marcha, estimulação da coordenação fina, habilidades manuais, alongamento e relaxamento, estimulação sensorial, atividades lúdicas, jogos e sessões temáticas, trabalhando tremor, lentidão, rigidez, equilíbrio, dor ou estado emocional.

Quanto antes o Parkinson for diagnosticado, mais fácil será o seu tratamento e melhor a qualidade de vida do paciente.

Por isso, é essencial ficar atento aos primeiros sintomas, como mudanças na forma de caminhar, perda de expressão facial e diminuição do volume da voz.

Lembrando que esse conjunto de recursos, entre outros, são indicados para promover o tratamento da pessoa com Parkinson, e que uma equipe multiprofissional é sempre importante para o resgate, em todos os aspectos, da qualidade de vida dos mesmos.  



Deixe sua mensagem e assim que pudermos retornaremos! Caso queira manter sigilo ou privacidade escreva para edukaleidos@gmail.com

Nenhum comentário

Deixe seu recado aqui e ajude-nos a tornar este blog ainda melhor!