Com isso, podemos compreender que o ato criativo, que na realidade deveria se chamar de momento inspirador, insight, lampejo, capacidade inventiva ou, simplesmente, ideia genial, para tornar-se realização deve passar pelo verdadeiro processo criador, que exige transpiração, dedicação, determinação e contínua elaboração e cuidado para a concretização e o aprimoramento do que surgiu de forma inovadora e espontânea. Então, neste curso, antes de tudo iremos dar condições para nossos alunos entrarem em contado com suas capacidades ideativas e, consequentemente, planejarem conscientemente e realisticamente, o caminho para criá-las. Ou seja, concretizarem suas inspirações, para depois ajudarem as demais pessoas. Desta forma, esse curso também será um meio para que a natureza interior de cada aluno possa se expressar de forma harmoniosa na atual sociedade normótica, que é extremamente: especialista, burocrática, rotineira, cumulativa e competitiva.
Para isso, percorreremos as várias formas de expressões criativas utilizadas pelos seres humanos. Das manifestações bidimensionais às penta-dimensionais. Ou seja, das produções expressas no plano, como o desenho e a pintura, passando pelas esculturas ou modelagem, que são tridimensionais, e pelas expressões literárias, musicais, sonoras, corporais e ou das artes cênicas, que são tetradimensionais, por incluírem os quatro elementos da física: energia, movimento, tempo e espaço - ou, junguianamente falando: sentimento, intuição, pensamento e sensação, respectivamente. Até chegarmos ao que estamos denominando de expressão penta-dimensional (ou quinta essencial), que são as expressões de caráter iniciático, dos estados alterados de consciência, que levam o indivíduo às experiências místicas, com numinosiodade, êxtase ou sacralidade, por serem simultaneamente complexas e fascinantes, semelhantes as experiências relativas ao sagrado, que equivalem ao si mesmo, ou Self.
Depois disso, capacitaremos nossos alunos a aprenderem a fazer o uso terapêutico das expressões criativas, deles mesmos e das demais pessoas. Porque, para Jung, o si mesmo, ou o Self, para fazer com que o ego, que é o representante da consciência, passe a servir a alma, equivalente a psique, utiliza-se dos sonhos, dos eventos de sincronicidade, dos sintomas e das expressões criativas (artísticas ou científicas). Por isso, a proposta deste curso é fornecer recursos, teóricos e práticos, para que nossos alunos, após aprenderem a estimular o surgimento das expressões criativas, saibam trabalhar terapeuticamente com elas. Ressaltando que essas produções, por surgirem a partir do Self, são legítimas e dotadas de ética. Portanto, são experiências estéticas que podem curar as feridas físicas ou psíquicas de seu executor e até de todos os indivíduos que interajam com esses materiais. Por isso, ainda hoje, ao entrarmos em contato com a opus alquímica, com os ícones sagrados, como a tragédia grega, os contos de fadas, entre outros registros artísticos produzidos pela humanidade, despertamos potenciais curativos em nós.
Neste sentido, este curso está totalmente alinhado com as premissas educacionais propostas pela UNESCO, vislumbrando uma educação voltada para os critérios de autossustentabilidade, inclusão e responsabilidade social, onde os aspectos do bom, do belo e do verdadeiro (espiritualidade, arte e ciência) estejam presentes, por meio dos quatro pilares da pedagogia ideológica: primeiro aprender a ser; depois aprender a aprender; para poder aprender a conviver e então, aprender a realizar, que equivale ao servir para ser.
A partir dessas premissas, trabalharemos a ampliação simbólica e a análise dos desenhos, pinturas, esculturas, expressões literárias, musicais ou cênicas (cinema e teatro), até chegarmos às técnicas expressivas do inconsciente, como o jogo da caixa de areia (sand-play), a imaginação ativa, a produção espontânea de mandalas, a dramatização dos personagens do Self (imagens arquetípicas da persona, sombra e anima/animus e do si mesmo), a caixa de auto-retrato, além das produções naturais como os sonhos (lúcidos ou oníricos) e uma enorme gama de possibilidades que podem facilitar para que o ego se renda ao Self e passe a servir a alma (que é o processo de individuação proposto por C. G. Jung).
Nosso modelo educativo compreende aulas expositivas, práticas, debates, participação em eventos científicos, atividades programadas (seminários) e estágio-pesquisa (atelier expressivo-terapêutico-educacional) que possibilitará ao profissional de ajuda o exercício constante da transição entre os vários campos do saber e atender melhor sua clientela perante os problemas contemporâneos, integrando o estético com o ético e o científico - o belo, o bom e o verdadeiro. Com isso, ficamos alinhados com o novo paradigma que está surgindo, que integra a dimensão ética - que é espiritual, com a estética - que é anímica e emocional, e a científica- que é racional (inteligências: racional, emocional e espiritual), para serem expressas livremente e criativamente pelas capacidades e habilidades motoras (inteligência sensório-motora e sinestésica).
Conteúdo Programático
FUNDAMENTOS DA ARTETERAPIA
PSICANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS
ARTE E PSICOLOGIA
EXPRESSÃO CORPORAL E SONORO MUSICAL
MITOLOGIA CRIATIVA E ARTETERAPIA
RECURSOS EXPRESSIVOS
O PROCESSO CRIATIVO
ARTETERAPIA INSTITUCIONAL
DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR
METODOLOGIA CIENTIFICA
SUPERVISÃO DE ATENDIMENTO DE ARTETERAPIA /
ESTAGIO SUPERVISIONADO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
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