Especialização em Psicanálise 2020


Objetivo: Formar psicanalistas através da transmissão da psicanálise e seu construto teórico, com a singularidade que cabe à área, com base no tripé formativo advogado por Otto Rank que defendia a necessidade de:

  • 1. um estudo crítico da teoria psicanalítica que se faz presente em todo o processo de formação e de aquisição da identidade de psicanalista que o candidato recebe;
  • 2. aprofundamento do conhecimento do candidato sobre si mesmo, o que não seria possível pela superficialidade da relação criada na supervisão, pois o supervisor não teria condições de entender as origens das reações do analista em formação;
  • 3. “um processo de habilitação do candidato em que a atitude do supervisor deve estimular, no supervisionando, o desenvolvimento de suas próprias habilidades. Uma das principais funções da supervisão é a de desenvolver no supervisionando a capacidade de perceber suas próprias dificuldades”.

É também no processo de convivência e inter-relação com os membros da instituição, com o pensamento, com os modelos, ideias e procedimentos éticos e morais que o candidato baliza sua experiência de aprendizado, bem como desenvolve a escuta psicanalítica a partir do sólido estudo da metapsicologia freudiana e de sua ampliação para os aportes das escolas francesa e inglesa.

Ao término do curso o participante terá fundamentos teóricos para escutar, identificar, distinguir e intervir nos sintomas psíquicos observados na clínica psicanalítica. Sendo reconhecido como Psicanalista por seus pares, após ter percorrido sua Análise Pessoal (como candidato à Psicanalista); seus estudos e a supervisão

O Curso tem duração regular de três anos e carga horária média de 750h.  Corriqueiramente é destinado e procurado por Graduados em Ciências Humanas e Sociais, mas egressos do Ensino Médio podem acompanhá-lo desde que estejam aptos para tal, o que pode ser auferido a partir de uma detalhada entrevista inicial. Sendo um curso livre, não requer, necessariamente, formação em Ensino Superior.

“Evidentemente, não podemos exigir que o psicanalista em perspectiva seja um ser perfeito antes que assuma a análise, ou, em outras palavras, que somente pessoas de alta e rara perfeição ingressem na profissão. Mas onde e como pode o pobre infeliz adquirir as qualificações ideais de que necessitará sua ocupação? A resposta é: na própria análise, com a qual começa sua preparação para a futura atividade".
Sigmund Freud
In: Análise terminável e interminável (1937)
Especificidade do Curso Livre ou de Especialização em Psicanálise:

O curso livre semipresencial (com eventos presenciais e à distância) de Formação em Psicanálise do Instituto Edukaleidos é amparado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9394/96) e pelo Decreto Federal n° 2.494/98 .

O Ofício de Psicanalista:

A atividade de Psicanalista não é considerada profissão e sim uma ocupação estabelecida através da Portaria nº 397, de 09/10/2002, do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, que aprova a CBO – Classificação Brasileira de Ocupações, determinando um código específico para identificar e classificar as diversas atividades de trabalho em todas as áreas e, dentre essas, encontra-se classificada a atividade de Psicanalista ou Analista sob o código 2515-50.

Nosso curso está dividido didaticamente em três anos, a saber:

  • 1º Ano: Introdução à Psicanálise: Seminários Teóricos sobre Formações do inconsciente; O Inconsciente; Pulsões; Narcisismo e as Identificações; Neurose Obsessiva; Histerias; o Complexo de Édipo; M. Klein e as Raízes do Pensamento Arcaico; Angústia, Superego e Édipo; Teoria das Posições e Inveja; Perversão em Freud e Pós Freudianos; Atividades Complementares – atividades extracurriculares oferecidas pelo Departamento Formação em Psicanálise, como por exemplo grupos de estudo de autores das diferentes linhas da psicanálise, grupos temáticos de fomento, minicursos, cine debates e eventos;  Discussão Clínica I: Atividade realizada em grupo de aproximadamente 5 a 10 alunos que questionam casos clínicos clássicos ou quadros clínicos de sua inquietação. São acompanhados por um professor do curso. Análise Didática: atividade opcional, para os alunos do 1º ano, realizada em pequenos grupos, visando favorecer a articulação da escuta clínica com os artigos de técnica psicanalítica na teoria freudiana.
  • 2º Ano: Aprimoramento em Psicanálise: Seminários Teóricos sobre Psicose em Freud, Lacan, M. Klein e Pós Kleinianos; Perversão em Freud, Lacan, M. Klein e Pós Kleinianos; Psicose em Freud e Pós Freudianos., Atividades Complementares – atividades extracurriculares oferecidas pelo Departamento Formação em Psicanálise, como por exemplo grupos de estudo de autores das diferentes linhas da psicanálise, grupos temáticos de fomento, minicursos, cine debates e eventos; e Discussão Clínica II: Atividade realizada em grupo de aproximadamente 5 a 10 alunos que apresentam casos clínicos atendidos por eles. São supervisionados por um professor do curso. Por meio dessas discussões à luz da teoria psicanalítica, busca-se expandir e aprimorar a escuta e o manejo clínicos. Análise Didática: atividade opcional, para os alunos do 2º ano, realizada em pequenos grupos, visando favorecer a articulação da escuta clínica com os artigos de técnica psicanalítica na teoria freudiana.
  • 3º Ano: Especialização em Psicanálise: Seminários Teóricos, Discussão Clínica, Atividades Complementares e Supervisão Individual – O Supervisor acompanha um mesmo caso atendido pelo aluno ao longo do ano letivo, visando aprofundar e aperfeiçoar a escuta clínica. Análise Didática Individual: atividade obrigatória, para os alunos do 3º ano, realizada individualmente, visando favorecer a articulação da escuta clínica com os artigos de técnica psicanalítica na teoria psicanalítica Freudiana, Lacaniana, Kleiniana ou Winnicottiana. Discussão Clínica III e/ou Estágio Supervisionado – atividade que implica em processo seletivo conduzido por professores e profissionais da Clínica. Compreende inserção em equipes clínicas da Clínica do Instituto Edukaleidos e supervisão específica dirigida por professor do curso.

Conteúdo Programático:

Ano
Tipo
Disciplinas
Horas



1º Ano

Introdução à Psicanálise
Teórica
Conceitos fundamentais em Psicanálise: a formação do sujeito
8
Prática
Discussão clínica I – O caso Aimé
8
Prática
Discussão Clínica  I – O homem dos ratos
8
Teórica
A interpretação dos sonhos
8
Prática
Cine debate: Chocolate
8
Teórica
Borderline – a clínica da fronteira
8
Teórica
Neurose obsessiva / O jovem Freud
8
Teórica
Édipo em Freud e Lacan
8
Prática
Discussão Clínica I – A questão do dinheiro em psicanálise
8
Teórica
A cultura da solidão
8
Teórica
METAPSICOLOGIA Freudiana
8
Teórica
Linguagem e mente: análise do discurso
8
Prática
Cine debate: O quarto de Jack
8
Teórica
Psicolinguística: Linguagens e escrita
8
Prática
Elaboração de Monografia Orientada (preparação para a monografia final)
40






2º Ano
Aprimoramento em Psicanálise
Teórica
As Oito Idades da Mulher
8
Teórica
Psicanálise do conto a Donzela sem mãos
8
Teórica
Família
8
Teórica
Ética Profissional e Mercado de Trabalho
8
Prática
Cine debate: Sing
8
Teórica
Teorias sobre o construto infantil
8
Prática
Cine debate: Hoje eu quero voltar sozinho 
8
Teórica
Etapas evolutivas do desenho
8
Prática
Cine debate: Temple Grandin
8
Prática
Quadrantes da folha, cores e textura do desenho
8
Prática
Cine debate: Colegas
8
Teórica
Elementos do desenho: casa, pessoa, árvore
8
Prática
Cine debate: Blindness
8
Prática
A análise/leitura psicanalítica da obra pictórica do analisando
8
Prática
Cine debate: O Touro Ferdinando
8
Prática
Estudo de caso: interpretação de sequências de desenhos
8
Prática
Cine debate: Viva – a vida é uma festa
8
Teórica
Estruturas clínicas I – neuroses de Transferência
8
Teórica
Estruturas clínicas I – neuroses de Transferência
8
Teórica
Estruturas Clínicas II – Neuroses Narcísicas
8
Teórica
Seminário Clínico
8
Teórica
Seminário Teórico: as adicções na cultura contemporânea: vias de compreensão pela psicanálise
8
Teórica
Curso Breve: Adolescência Hoje
8
Teórica
Evento: o segredo – o não dito e o desmentido no processo analítico. Observações sobre a produção de verdades em nossa prática
8
Teórica
Debate: Mania
8
Prática
Elaboração de monografia Orientada (preparação para a monografia final)
40







3º Ano

Especialização em Psicanálise
Teórica
Técnicas Psicanalíticas
8
Prática
Supervisão clínica  I
8
Teórica
A clínica freudiana – discussões sobre casos clínicos
8
Prática
Supervisão clínica  II
8
Teórica
A prática atual em Psicanálise
8
Teórica
Seminário Teórico: ler Freud I – o que muda no entendimento teórico-clínico ao se elucidar termos-chave a partir de seu sentido em alemão
8
Teórica
Seminário Teórico: Ler Freud II - o que muda no entendimento teórico-clínico ao se elucidar termos-chave a partir de seu sentido em alemão
8
Teórica
Noções gerais sobre família e casal: a vincularidade
8
Teórica
As transferências na clínica psicanalítica
8
Teórica
A paranoia como catástrofe social
8
Teórica
A clínica da Fantasia
8
Prática
Atendimento supervisionado na Clínica Social Edukaleidos ou outra
100
Prática
Supervisão clínica III
45
Prática
Análise Didática
75
Prática
Elaboração de monografia orientada
Monografia de conclusão do curso – Dissertação elaborada pelo aluno com orientação individual de um professor e defesa perante uma banca.
50
                                                                   TOTAL DE HORAS
750

Nenhum comentário

Deixe seu recado aqui e ajude-nos a tornar este blog ainda melhor!