Objetivo: Formar psicanalistas através da transmissão da psicanálise e seu construto teórico, com a singularidade que cabe à área, com base no tripé formativo advogado por Otto Rank que defendia a necessidade de:
- 1. um estudo crítico da teoria psicanalítica que se faz presente em todo o processo de formação e de aquisição da identidade de psicanalista que o candidato recebe;
- 2. aprofundamento do conhecimento do candidato sobre si mesmo, o que não seria possível pela superficialidade da relação criada na supervisão, pois o supervisor não teria condições de entender as origens das reações do analista em formação;
- 3. “um processo de habilitação do candidato em que a atitude do supervisor deve estimular, no supervisionando, o desenvolvimento de suas próprias habilidades. Uma das principais funções da supervisão é a de desenvolver no supervisionando a capacidade de perceber suas próprias dificuldades”.
É também no processo de convivência e inter-relação com os membros da instituição, com o pensamento, com os modelos, ideias e procedimentos éticos e morais que o candidato baliza sua experiência de aprendizado, bem como desenvolve a escuta psicanalítica a partir do sólido estudo da metapsicologia freudiana e de sua ampliação para os aportes das escolas francesa e inglesa.
Ao término do curso o participante terá fundamentos teóricos para escutar, identificar, distinguir e intervir nos sintomas psíquicos observados na clínica psicanalítica. Sendo reconhecido como Psicanalista por seus pares, após ter percorrido sua Análise Pessoal (como candidato à Psicanalista); seus estudos e a supervisão
O Curso tem duração regular de três anos e carga horária média de 750h. Corriqueiramente é destinado e procurado por Graduados em Ciências Humanas e Sociais, mas egressos do Ensino Médio podem acompanhá-lo desde que estejam aptos para tal, o que pode ser auferido a partir de uma detalhada entrevista inicial. Sendo um curso livre, não requer, necessariamente, formação em Ensino Superior.
“Evidentemente, não podemos exigir que o psicanalista em perspectiva seja um ser perfeito antes que assuma a análise, ou, em outras palavras, que somente pessoas de alta e rara perfeição ingressem na profissão. Mas onde e como pode o pobre infeliz adquirir as qualificações ideais de que necessitará sua ocupação? A resposta é: na própria análise, com a qual começa sua preparação para a futura atividade".Especificidade do Curso Livre ou de Especialização em Psicanálise:
Sigmund Freud
In: Análise terminável e interminável (1937)
O curso livre semipresencial (com eventos presenciais e à distância) de Formação em Psicanálise do Instituto Edukaleidos é amparado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9394/96) e pelo Decreto Federal n° 2.494/98 .
O Ofício de Psicanalista:
A atividade de Psicanalista não é considerada profissão e sim uma ocupação estabelecida através da Portaria nº 397, de 09/10/2002, do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, que aprova a CBO – Classificação Brasileira de Ocupações, determinando um código específico para identificar e classificar as diversas atividades de trabalho em todas as áreas e, dentre essas, encontra-se classificada a atividade de Psicanalista ou Analista sob o código 2515-50.
Nosso curso está dividido didaticamente em três anos, a saber:
- 1º Ano: Introdução à Psicanálise: Seminários Teóricos sobre Formações do inconsciente; O Inconsciente; Pulsões; Narcisismo e as Identificações; Neurose Obsessiva; Histerias; o Complexo de Édipo; M. Klein e as Raízes do Pensamento Arcaico; Angústia, Superego e Édipo; Teoria das Posições e Inveja; Perversão em Freud e Pós Freudianos; Atividades Complementares – atividades extracurriculares oferecidas pelo Departamento Formação em Psicanálise, como por exemplo grupos de estudo de autores das diferentes linhas da psicanálise, grupos temáticos de fomento, minicursos, cine debates e eventos; Discussão Clínica I: Atividade realizada em grupo de aproximadamente 5 a 10 alunos que questionam casos clínicos clássicos ou quadros clínicos de sua inquietação. São acompanhados por um professor do curso. Análise Didática: atividade opcional, para os alunos do 1º ano, realizada em pequenos grupos, visando favorecer a articulação da escuta clínica com os artigos de técnica psicanalítica na teoria freudiana.
- 2º Ano: Aprimoramento em Psicanálise: Seminários Teóricos sobre Psicose em Freud, Lacan, M. Klein e Pós Kleinianos; Perversão em Freud, Lacan, M. Klein e Pós Kleinianos; Psicose em Freud e Pós Freudianos., Atividades Complementares – atividades extracurriculares oferecidas pelo Departamento Formação em Psicanálise, como por exemplo grupos de estudo de autores das diferentes linhas da psicanálise, grupos temáticos de fomento, minicursos, cine debates e eventos; e Discussão Clínica II: Atividade realizada em grupo de aproximadamente 5 a 10 alunos que apresentam casos clínicos atendidos por eles. São supervisionados por um professor do curso. Por meio dessas discussões à luz da teoria psicanalítica, busca-se expandir e aprimorar a escuta e o manejo clínicos. Análise Didática: atividade opcional, para os alunos do 2º ano, realizada em pequenos grupos, visando favorecer a articulação da escuta clínica com os artigos de técnica psicanalítica na teoria freudiana.
- 3º Ano: Especialização em Psicanálise: Seminários Teóricos, Discussão Clínica, Atividades Complementares e Supervisão Individual – O Supervisor acompanha um mesmo caso atendido pelo aluno ao longo do ano letivo, visando aprofundar e aperfeiçoar a escuta clínica. Análise Didática Individual: atividade obrigatória, para os alunos do 3º ano, realizada individualmente, visando favorecer a articulação da escuta clínica com os artigos de técnica psicanalítica na teoria psicanalítica Freudiana, Lacaniana, Kleiniana ou Winnicottiana. Discussão Clínica III e/ou Estágio Supervisionado – atividade que implica em processo seletivo conduzido por professores e profissionais da Clínica. Compreende inserção em equipes clínicas da Clínica do Instituto Edukaleidos e supervisão específica dirigida por professor do curso.
Conteúdo Programático:
Ano
|
Tipo
|
Disciplinas
|
Horas
|
1º Ano
Introdução à Psicanálise
|
Teórica
|
Conceitos fundamentais em Psicanálise: a formação
do sujeito
|
8
|
Prática
|
Discussão clínica I – O caso Aimé
|
8
|
|
Prática
|
Discussão Clínica
I – O homem dos ratos
|
8
|
|
Teórica
|
A interpretação dos sonhos
|
8
|
|
Prática
|
Cine debate: Chocolate
|
8
|
|
Teórica
|
Borderline – a clínica da fronteira
|
8
|
|
Teórica
|
Neurose obsessiva / O jovem Freud
|
8
|
|
Teórica
|
Édipo em Freud e Lacan
|
8
|
|
Prática
|
Discussão Clínica I – A questão do dinheiro em
psicanálise
|
8
|
|
Teórica
|
A cultura da solidão
|
8
|
|
Teórica
|
METAPSICOLOGIA Freudiana
|
8
|
|
Teórica
|
Linguagem e mente: análise do discurso
|
8
|
|
Prática
|
Cine debate: O quarto de Jack
|
8
|
|
Teórica
|
Psicolinguística: Linguagens e escrita
|
8
|
|
Prática
|
Elaboração de Monografia Orientada (preparação
para a monografia final)
|
40
|
|
2º Ano
Aprimoramento em Psicanálise
|
Teórica
|
As Oito Idades da Mulher
|
8
|
Teórica
|
Psicanálise do conto a Donzela sem mãos
|
8
|
|
Teórica
|
Família
|
8
|
|
Teórica
|
Ética Profissional e Mercado de Trabalho
|
8
|
|
Prática
|
Cine debate: Sing
|
8
|
|
Teórica
|
Teorias sobre o construto infantil
|
8
|
|
Prática
|
Cine debate: Hoje eu quero voltar sozinho
|
8
|
|
Teórica
|
Etapas evolutivas do desenho
|
8
|
|
Prática
|
Cine debate: Temple Grandin
|
8
|
|
Prática
|
Quadrantes da folha, cores e textura do desenho
|
8
|
|
Prática
|
Cine debate: Colegas
|
8
|
|
Teórica
|
Elementos do desenho: casa, pessoa, árvore
|
8
|
|
Prática
|
Cine debate: Blindness
|
8
|
|
Prática
|
A análise/leitura psicanalítica da obra pictórica
do analisando
|
8
|
|
Prática
|
Cine debate: O Touro Ferdinando
|
8
|
|
Prática
|
Estudo de caso: interpretação de sequências de
desenhos
|
8
|
|
Prática
|
Cine debate: Viva – a vida é uma festa
|
8
|
|
Teórica
|
Estruturas clínicas I – neuroses de Transferência
|
8
|
|
Teórica
|
Estruturas clínicas I – neuroses de Transferência
|
8
|
|
Teórica
|
Estruturas Clínicas II – Neuroses Narcísicas
|
8
|
|
Teórica
|
Seminário Clínico
|
8
|
|
Teórica
|
Seminário Teórico: as adicções na cultura
contemporânea: vias de compreensão pela psicanálise
|
8
|
|
Teórica
|
Curso Breve: Adolescência Hoje
|
8
|
|
Teórica
|
Evento: o segredo – o não dito e o desmentido no
processo analítico. Observações sobre a produção de verdades em nossa prática
|
8
|
|
Teórica
|
Debate: Mania
|
8
|
|
Prática
|
Elaboração de monografia Orientada (preparação
para a monografia final)
|
40
|
|
3º Ano
Especialização em Psicanálise
|
Teórica
|
Técnicas Psicanalíticas
|
8
|
Prática
|
Supervisão clínica I
|
8
|
|
Teórica
|
A clínica freudiana – discussões sobre casos
clínicos
|
8
|
|
Prática
|
Supervisão clínica II
|
8
|
|
Teórica
|
A prática atual em Psicanálise
|
8
|
|
Teórica
|
Seminário Teórico: ler Freud I – o que muda no
entendimento teórico-clínico ao se elucidar termos-chave a partir de seu
sentido em alemão
|
8
|
|
Teórica
|
Seminário Teórico: Ler Freud II - o que muda no
entendimento teórico-clínico ao se elucidar termos-chave a partir de seu
sentido em alemão
|
8
|
|
Teórica
|
Noções gerais sobre família e casal: a
vincularidade
|
8
|
|
Teórica
|
As transferências na clínica psicanalítica
|
8
|
|
Teórica
|
A paranoia como catástrofe social
|
8
|
|
Teórica
|
A clínica da Fantasia
|
8
|
|
Prática
|
Atendimento supervisionado na Clínica Social
Edukaleidos ou outra
|
100
|
|
Prática
|
Supervisão clínica III
|
45
|
|
Prática
|
Análise Didática
|
75
|
|
Prática
|
Elaboração de monografia orientada
Monografia
de conclusão do curso – Dissertação elaborada pelo aluno com orientação
individual de um professor e defesa perante uma banca.
|
50
|
|
TOTAL DE HORAS
|
750
|
Nenhum comentário
Deixe seu recado aqui e ajude-nos a tornar este blog ainda melhor!