18 de maio: DIA da Luta antimanicomial


•QUAL A ORIGEM dessa luta? Começou no ano de 1987 no congresso da saúde dos trabalhadores dessa área em Bauro-SP. A luta é marcada por melhorias nos atendimentos, nos serviços de saúde mental, no seu convívio e a tolerância com quem sofre distúrbios mentais.

•O QUE SÃO MANICÔMIOS?
Manicômios são hospitais "especializados" no tratamento de doenças mentais ou transtornos.
•QUAL É A IMPORTÂNCIA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA NO BRASIL?
O governo de 2001 querendo acabar com os manicômios, fez um projeto de reforma psiquiátrica no nosso país, pensava em subistituir aos poucos, o tratamento dado aos serviços comunitários. A partir da reforma, o Estado não poderia construir e nem mesmo contratar os serviços de hospitais psiquiátricos.  Na substituição das internações os pacientes teriam um meio de "expressão", sendo acompanhados por psicólogos, atividades alternativas e lazer. A família teria um papel fundamental na recuperação do paciente, sendo responsável por ele.
•REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL E OS CENTROS DE AÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS) 1-O que são CAPS? São instituições que acolhem pessoas com transtornos mentais. São unidades de saúde, seja ela particular ou pelo o SUS, que contam com uma determinada parte da população inscrita e definida por um local mais próximo para que o paciente seja atendendido. Oferecem cuidados intermediários entre o regime ambulatorial ou internação hospitalar, em um ou dois turnos de 4 horas, por equipe multiprofissional, constituindo-se também em porta de entrada da rede de serviços para as ações relativas à saúde mental.
2-Quais são seus objetivos? Como fruto do movimento pelo fim das internações compulsórias, o CAPS tem como ferramentas o atendimento individualizado ou grupal (com rodas de conversa, oficinas artísticas). Busca oferecer um tratamento ambulatorial mais humanizado, no lugar de hospitais psiquiátricos e longas internações.
3-Como surgiu o CAPS no Brasil? O primeiro CAPS do Brasil foi o Centro de Atenção Psicossocial Professor Luiz da Rocha Cerqueira, conhecido como CAPS Itapeva, inaugurado em março de 1986 em São Paulo.
•RECOMENDAÇÕES:
Assista ao vídeo abaixo e confira um pouco da história da luta antimanicomial proposta inicialmente pela primeira psiquiatra brasileira Dra. Nise da Silveira.
Nos anos 1950, uma psiquiatra contrária aos tratamentos convencionais de esquizofrenia da época é isolada pelos outros médicos. Ela então assume o setor de terapia ocupacional, onde inicia uma nova forma de lidar com os pacientes, pelo amor e a arte.
Data de lançamento: 21 de abril de 2016 (Brasil)
Direção: Roberto Berliner
Trailer: https://youtu.be/j1Gpca8WTwg
Filme: O coração da loucura
•FONTES DE PESQUISAS RELACIONADAS AO TEXTO ESCRITO :
-wikipédia
-www.bvsms.saude.gov.br -www.politize.com.br

Saiba mais!

Nenhum comentário

Deixe seu recado aqui e ajude-nos a tornar este blog ainda melhor!