26 de maio: Dia Nacional do Combate ao Glaucoma

O QUE É GLAUCOMA?
glaucoma nada mais é do que uma doença do nervo que liga o olho ao cérebro encontrando-se danificado, geralmente devido à alta pressão ocular.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE QUEM TEM GLAUCOMA?
Dores locais: nos olhos. Na visão: enxergar flechas ao redor das luzes, perda de visão, visão distorcida ou visão embaçada. Também é comum: dor de cabeça ou vermelhidão nos olhos, bem parecido com a conjuntivite.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE GLAUCOMA?
·      GLAUCOMA DE ÂNGULO ABERTO:
o tipo mais comum de glaucoma que tende a ser hereditário, mas sua causa é desconhecida. Nele, um aumento na pressão ocular desenvolve-se lentamente com o passar do tempo e a pressão elevada causa um dano permanente no nervo óptico do olho causando perda do campo visual da pessoa.
·      GLAUCOMA DE ÂNGULO FECHADO (AGUDO): acontece por um aumento súbito da Pressão Intraocular. Os sintomas incluem turvação visual, a visualização de halos (anéis de luz) ou arco-íris ao redor das luzes ou ainda, a perda da visão. Mais e comum entre mulheres. GLAUCOMA CONGÊNITO: Esse tipo de glaucoma vem, como o próprio nome diz, transmitido geneticamente à uma criança que já nasce com a doença. Este tipo é considerado raro e, se descoberto no início, o tratamento é imediato.
·      GLAUCOMA SECUNDÁRIO: O glaucoma secundário costuma ser causado principalmente pelo uso excessivo de medicamentos como os corticosteroides, por traumas ou por doenças oculares, como a Diabetes.
COMO É A VISÃO DE QUEM TEM GLAUCOMA?
Esta pressão acontece devido ao aumento de um líquido chamado de humor aquoso, que é produzido na parte anterior do olho ou por uma deficiência de sua drenagem através de seu canal óptico. Na maioria dos casos de glaucoma, essa pressão está elevada e provoca danos no nervo óptico, afetando a visão, podendo levar o indivíduo cegueira.
O GLAUCOMA PODE LEVAR à CEGUEIRA.
Principalmente a Diabetes, a hereditariedade, miopia e lesões oculares são os principais fatores do glaucoma, que é uma doença grave e pode levar à perda total da visão se não for detectada e controlada a tempo. 
O QUE O AVANÇO DA IDADE TEM A VER COM O GLAUCOMA?
Existem alguns fatores que aumentam as chances de uma pessoa ter a doença. Geralmente, idosos, pessoas que possuam parentes portadores de glaucoma e com problemas de pressão arterial estão dentro do grupo de risco.
Você sabia?
De acordo com a Sociedade Nacional de Prevenção de Cegueira dos Estados Unidos, três a cada 100 pessoas com mais de 65 anos tem glaucoma. Como alguns desses problemas tem a ver também com o avanço da idade, é preciso sempre manter os exames e as consultas em dia para evitar surpresas desagradáveis.
•A CIRURGIA
No caso da cirurgia, o tratamento do glaucoma pode ser feito através de cirurgia a laser ou convencional.  Na cirurgia a laser, aplicada dominantemente no caso de glaucomas de ângulo aberto, utiliza-se um foco de laser de árgon, que é apontado à malha tubercular de forma a estimular a abertura da malha, permitindo assim um aumento do escoamento do humor aquoso.

•QUAIS SÃO OS TIPOS DE EXAME QUE SE REALIZA PARA VER SE TEM A DOENÇA?
O exame mais realizado para se descobrir a doença é a tonometria onde se mede a pressão do olho. Exame de fundo de olho, imagens do nervo óptico, a resposta do reflexo da pupila e do campo visual são exames complementares para saber se o paciente tem a doença.
•QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS?
O tratamento inclui colírios, medicamentos e cirurgia.

•Glaucoma tem cura?
Embora não exista cura para o Glaucoma, na maioria dos casos a doença pode ser controlada com um tratamento apropriado. O Glaucoma é a maior causa de cegueira no mundo uma doença crônica que dura toda a vida, e é necessário que o paciente mantenha a continuidade do tratamento para reduzir a pressão intraocular e evitar a perda de visão. Quanto mais rápido se descobrir e iniciar o tratamento, menor seráo risco da perda de visão do paciente.
DIA 26 DE MAIO DIA NACIONAL DO COMBATE AO GLAUCOMA
Seu objetivo é Conscientizar a população em geral sobre a importância do diagnóstico precoce desta doença, que é considerada “silenciosa”.
•QUEM DESCOBRIU O GLAUCOMA, ONDE SE DESCOBRIU?
A palavra "glaucoma" vem do grego antigo glaukos que significa azul, verde ou cinza e omma, que significa olho.  Catarata e glaucoma eram doenças indistinguíveis até cerca de 1705. Em inglês, a palavra foi usada pela primeira vez em 1587, mas não era de uso corrente até 1850, quando o desenvolvimento do oftalmoscópio passou a permitir o exame do nervo óptico nas pessoas, usado inicialmente na Universidade de Northwestern (UN), por Susan Quaggin.
FONTES:
●https://www.iorj.med.br
●https://www.ativosaude.com/saude-dos-olhos/glaucoma/

Nenhum comentário

Deixe seu recado aqui e ajude-nos a tornar este blog ainda melhor!