Lei que reconhece a LiBraS ganha maioridade: 18 anos!

LiBraS (Vou escrever assim pois foi assim que me ensinou o Professor Fernando Capovilla: letra maiúscula seguida de minúscula para Li de língua; letra maiúscula seguida de duas minúsculas para Bra e, finalmente,  S maiúsculo para Sinais) foi reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil pela lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002, ela reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - LiBraS e outros recursos de expressão a ela associados, é uma língua de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
O projeto de Lei atendeu a reivindicação da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FeNEIS), instituição dedicada à causa das pessoas surdas do Brasil, como parte da luta pelo reconhecimento e definitiva implantação da LiBraS.
O Dia Nacional da LiBraS representa uma conquista histórica para a comunidade surda brasileira. Pois, é neste dia que várias instituições, associações, escolas, comunidade e lideranças surdas se reúnem para discutir e relembrar suas conquistas e descrever novas metas. 
O dia 24 de abril foi escolhido porque é a data da publicação da Lei 10.436/02, que trata da Língua Brasileira de Sinais - LiBraS. O projeto de Lei atendeu a reivindicação da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FeNEIS), instituição dedicada à causa das pessoas surdas do Brasil, como parte da luta pelo reconhecimento e definitiva implantação da Libras.

O Dia Nacional da Libras representa uma conquista histórica para a comunidade surda brasileira. Pois, é neste dia que várias instituições, associações, escolas, comunidade e lideranças surdas se reúnem para discutir e relembrar suas conquistas e descrever novas metas.  

Curiosidades sobre a Libras

O alfabeto manual deve ser utilizado para expressar os nomes de pessoas, endereços e outras palavras que não possuam ainda um sinal.

LiBraS é a sigla da Língua de Sinais Brasileira. As línguas de sinais são as línguas naturais das comunidades surdas em todo o mundo. Não são mímicas ou gestos. É uma língua com estrutura gramatical própria. O que denominamos palavra ou item lexical em Língua Portuguesa é chamado “sinal” nas línguas de sinais. A LiBraS não é uma língua universal, como o próprio nome diz é *Brasileira* cada país tem a sua língua de sinais.

Nenhum comentário

Deixe seu recado aqui e ajude-nos a tornar este blog ainda melhor!