A importância dos projetos sociais no desenvolvimento da criança



Projetos sociais não são novidade, porém nesse tempo de Pandemia as ações sociais cresceram consideravelmente, e a sensação é que nunca se falou tanto sobre a necessidade e cuidado com o próximo, seja ele um idoso, pessoas com problemas de saúde classificadas como grupo de risco e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Essa nova realidade nos trouxe a necessidade de olhar com mais empatia para o coletivo, e nos leva a refletir como podemos enquanto pais mentores, tornar nossas crianças pessoas com valores, consciência e responsabilidades social.

Existem algumas ações sociais, como por exemplo, a ONG norte-americana Chilis on Wheels (Chilis sobre rodas, em tradução livre), idealizada por Michelle Carrera em 2014, que incluiu seu filho no projeto envolvendo-o nas ações da ONG, distribuindo semanalmente refeições veganas para pessoas que dependem de auxílio social.

Ollie, com 5 anos na época, participava no empacotamento das refeições e na sua distribuição, já que acompanhava a mãe nas ruas para entregar os chilis veganos.

Partindo desse princípio, podemos pensar em possibilidades de ações comunitárias variadas, como Natal Solidário, Campanha do Agasalho, Páscoa Compartilhada, Dia das Crianças com Ações em Orfanatos, Trabalho Voluntário em Asilos ou ONGs, entre outras.

É importante criar possibilidades para momentos de voluntariado em que nossos filhos se envolvam, viabilizando a interação com as pessoas, por meio de brincadeiras, danças, músicas, roda de leitura, dentro de ações confortáveis que promovam bem-estar à todos os envolvidos, onde a criança sinta-se útil dentro do contexto.

Levar nossos filhos para acompanhar ações como essas, pode ensinar sobre responsabilidade social, bondade, empatia, engajamento comunitário, respeito, humildade, valorização das pequenas conquistas, amor ao próximo, conscientização social etc.

Incluir as crianças nessas ações e assuntos sobre responsabilidade e justiça social, pode contribuir para a formação enquanto cidadã/indivíduo, agregando experiências à bagagem cultural e aprendizagens na construção de um mundo melhor.

Fonte: ( https://catholicus.org.br/solidariedade-de-mae-para-filho/ )


Nenhum comentário

Deixe seu recado aqui e ajude-nos a tornar este blog ainda melhor!