Dia Nacional da Língua Portuguesa




Hoje homenagearemos Machado de Assis e Ruy Barbosa.

Atualmente, a língua portuguesa é o 5º (quinto) idioma mais falado do planeta. A origem do Dia Nacional da Língua Portuguesa, foi criado a partir do decreto de lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006, estipulando a celebração para o dia 5 de novembro.

A escolha desta data é uma homenagem ao escritor e político brasileiro Ruy Barbosa, que nasceu em 5 de novembro de 1849, e é considerado um grande estudioso da língua portuguesa.

Ruy Barbosa de Oliveira, nasceu em 1849, em Salvador, na então província da Bahia. Se destacou principalmente como jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador. Um dos intelectuais mais brilhantes do seu tempo.

Separamos 5 (cinco) das inúmeras obras de Ruy Barbosa: Visita à Terra Natal, Figuras Brasileiras, Contra o Militarismo, Correspondência de Ruy, Mocidade e Exílio.

“Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado.” (Ruy Barbosa)


MACHADO DE ASSIS

Joaquim Maria Machado de Assis foi um escritor brasileiro, considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores um dos maiores senão o maior nome da literatura do Brasil.

Machado também foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, em 1986, chegando a ocupar o posto de presidente.

Destacamos 05 (cinco) das principais obras, dentre o grande conjunto publicado pelo autor, justamente por serem as mais citadas nos vestibulares e no Enem: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, A mão e a Luva, Helena, Quincas Borba.

“Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar.” (Machado de Assis)






Nenhum comentário

Deixe seu recado aqui e ajude-nos a tornar este blog ainda melhor!