Enriquecendo o ambiente para as codorninhas!! Passo-a-passo!

Faremos agora um passo-a-passo para suas codornas serem felizes!

As codornas italianas e japonesas combinam entre si. As americanas e chinesas são muito pequeninas e não se dão bem com espanholas, pois podem sofrer agressões dessas últimas, que são maiores. As nossas são chinesas. Os nomes delas são: Amor, Saúde e Alegria. 

Para duas ou três codorninhas um viveiro de 35x60 ou 50x80cm é suficiente. 
Para quatro a cinco codornas é melhor um de 50x100cm e assim por diante. 
No viveiro ou gaiola deve-se ter um comedouro, um bebedouro e um recipiente (melhor que seja de argila) para o pó de ostras, cascas de batata doce cozidas, couve e tomates picadinhos; bem como substrato solto como aparas de madeira, aqui no caso usamos chips de coco (como os que se usa para as orquídeas) e terra ou areia. 


Um toquinho de árvore também as faz felizes, pois gostam de passar o dia ciscando (raspando o chão) e procurando sementes e ervas, além de gostar muito de limpar-se na terra natural, na areia ou no pó de Hamster ou chinchila. 



É importante observar como elas se relacionam, ou seja, como se dão umas com as outras. Coloque um pote de argila com terra (pois é pesado e elas não conseguem virar - outros elas viram, ficam por baixo e podem perder o ar), deixar brinquedinhos, como uma bolinha e alguns tronquinhos de árvore também as diverte.  


Duas vezes ao dia deve-se dar-lhes o de comer (30g de ração para cada uma basta), podendo ser ração de pato, de codorna ou de crescimento para galinhas (no entanto a de galinha não tem a mesma proteína que a de pato (ganso, peru, faisão) e codorna; insetos também são bem-vindos (baratinhas do mato, tenébrios (vivos ou desidratados - se encontra-os vivos, melhor), ovos chocos de periquito (bela fonte de cálcio), casca ou pó de ostras (galinhas, pombas e rolinahs também gostam muito), papa de ovo (proteína) que, regularmente, é misturada na comida, sementes dadas a agapornis e canários são bem-vindas e fazem da refeição uma diversão, bem como as hortaliças como pimenta, rúcula e couve, frutos como tomate e maçã.  

Para criar duas codornas melhor que sejam duas fêmeas, pois entre elas é muito raro haver agressões. Se quiser um macho é melhor ter duas ou três fêmeas, pois assim, quando ele tentar acasalar com uma não cansa a outra de estresse e vice-versa (isso se quiser ter ovos férteis e, posteriormente, crias). Aos 45 dias já reproduzem ovos. A postura pára aos 8 meses. Com 17 dias os pintinhos de codornas não precisam de lâmpadas. Caso lhe interesse vender ovos, aqui na região achamos por estes valores: 18 ovos R$7,50 e 50 ovos R$25,00. 


O substrato de madeira não pode ser de pinho ou de cedro. Na alimentação não dê coentro, salsa e abacate (se bem que alguns dizem que a salsa é boa para sua fertilidade, daí vai de sua pesquisa e descobertas). Tampouco chocolate ou carne de qualquer espécie. É bom deixar o chão forrado com pó de serragem ou maravalha (forragem para hamster) pois facilita coletar o cocozinho delas e levar à composteira para melhorar o aduo orgânico que se produzirá. 


Terramicina (vermífugo) e Vetgold (suplemento para aves) são frequentemente ministrados na água para fortalecê-las!

Você sabia que ao tratar os animais temos liberada em nós uma sensação de bem- estar? E que isso funciona como uma terapia alternativa? Mas isso já é assunto para outro post! Até lá!

  
Deixe sua mensagem e assim que pudermos retornaremos! Caso queira manter sigilo ou privacidade escreva para edukaleidos@gmail.com

Nenhum comentário

Deixe seu recado aqui e ajude-nos a tornar este blog ainda melhor!