Nossos animais do projeto: Permacultura TERAPÊUTICA

Hoje vamos apresentar as estrelas de nosso projeto permacultura TERAPÊUTICA do programa Petit Pierrot: diferentes linguagens.
Trabalhamos os nomes de autores e personagens de contos de todos os lugares, assim as crianças aprendem mais sobre os autores e colimadores dos contos e os personagens que dão vida às sagas inventadas ou colimadas por eles. 
Esse, por exemplo, é o Gato de Botas
 
Aprendendo as diferentes linguagens: humanas e animais, pintamos, desenhamos, conversamos e tentamos entender o que eles estão fazendo ou por que emitem aquele determinado som.
Os gansos Falada, Conde e Vítor Hugo
As atividades vão desde alimentar, trocar a água, limpar as baias, colocar serragem, passear com eles, pintar e desenhá-los, escrever poemas e textos descritivos, informativos ou em prosa, sobre eles, fazer modelagem em argila ou desenhar na areia,  bem como conhecê-los e relacionar aos autores e contos, até retirar o esterco (cocô) e separar do lixo, levando à composteira (no solo da fossa ecológica) e regar a horta e as plantas com a água que retiramos do laguinho construído para os gansos. 

Ngana Fenda Maria (galinha da raça garnisé) é  a nossa  Branca de Neve africana, mãe dos sete anões (pintainhos garnisé e do Humpelstiltskin)
O galo preto (da raça garnisé) é o Encantado, namora a Ngana Fenda Maria e com ela cuida dos 8 filhotes e os ensinam a ciscar, procurar minhocas,  bicar a couve,  voar em até 2 metros  etc.

Luís da Câmara Cascudo

Tem outros três galos garnisé: o Faraco  e o Clarício (que mais novo se chamava Clarice Lispector e quando ficou maduro vimos que era galo, então ficou sendo o Clarício) e o grandão misto Luís da Câmara Cascudo.
Frida Kalo e Laura são as nossas galinhas d'Angola. 
Frida chegou machucada e com muito medo, hoje interage, são as policiais do galinheiro, quando alguma confusão se instala elas logo seguem para apartar os briguentos.
adoram que lhes dêem couve e ficam puchando (todos eles amam).
Wilhelm e Jacob Grimm (galos carijó) são irmãos e companheiros de Charles Perrault (galo Brahma) vivem cercando Hans (galinha do pescoço pelado) e Clarice Lispector (galinha Brahma), disputando quem vai namorar com elas.
Entre as codorninhas tem o Amor, a Saúde, a Alegria e a Prosperidade (acreditamos que chamando-os assim, chamamos essas virtudes para o projeto e as crianças aprendem sobre as virtudes humanas e seus valores), a justiça e a lealdade fugiram,  mas logo logo vamos receber novas codorninhas e chamá-las assim.  
Falada pensar ser a namorada de Wilhelm Grimm (galo branco)

Os gansos e a gansa são: Falada (nome retirado de uma história chamada "A guardadora de gansos"), Conde de Monte Cristo e Vitor Hugo (esse nome foi escolhido pois ele adoeceu quando bebê e sua sobrevivência foi uma Vitória!!
Marquês de Carabás: o gato que deu origem ao livro "Marquês Calado: o gato que tinha cheiro de guardado"

Tem os gatos: Gato de Botas e Marquês de Carabás (personagens retirados do Conto com mesmo nome). Novas gatinhas chegaram para alegrar a vida do Botinhas e do Marquês.  São elas: Margarida (nome inspirado no livro "A Margarida friorenta") e Menina Bonita (inspirado no livro "Menina Bonita do laço de fita"). 
E, por último,  mas não menos importante, temos os cãezinhos (que iniciaram toda nossa habilidade em TAA (Terapia Assistida por Animais) desde o Floquinho e o Pierrot (em homenagem a ele demos o nome de Petit Pierrot ao Programa aqui em Itapecerica da Serra) são eles: Colombina (viúva de Pierrot) e Alecrim (filho de Colombina e enteado de Pierrot) e esses dias apareceu por aqui o Faniquito (que leva esse nome pois, apesar de pequeno, é (ou deseja ser) o líder de todos, querendo colocar ordem e usando as roupinhas que eram do Pierrot (Obs. Após muito refletir sobre o quanto o nome exerce influência sobre a personalidade e temperamento dos nomeados, Professora Fátima e Professora Marilene mudaram o nime dele para Sidarta Gautama (o Buda) para ver se ele se acalma!!
Botas pegando ao canto do Sidarta
E a revanche:
Esperamos que tenham gostado e foi um prazer apresentar todos eles a vcs!! Obrigada :)😍



Nenhum comentário

Deixe seu recado aqui e ajude-nos a tornar este blog ainda melhor!